Gerador à Gasolina da Marca Husqvarna modelo G5500P com 5,5 KVA de potência Bivolt Motor 4 Tempos.
Os modelos são geradores acionados por motor, arrefecidos a ar, compactos e de alto desempenho que foram concebidos para fornecer potência elétrica para operar cargas elétricas em locais sem rede elétrica ou como substituição da rede elétrica devido a falha de energia.
Realizar a entrega técnica através da Revenda Autorizada Husqvarna, para garantir que o produto seja montado corretamente.
especificações técnicas:
- Motor Husqvarna: Gasolina 4T
- Cilindrada: 389 cm³
- Potência do motor: 7,5 HP
- Alternador: AVR com escovas
- Potência nominal / máxima: 5,5 kW / 6,0 kW
- Frequência: 60 Hz
- Peso: 91,0 kg
- Tanque de combustível: 27 L
- Autonomia média: 11 h
- Nível de potência acústica: 97 dB(A)
instruções:
Antes de Ligar o Gerador:
Antes de utilizar o gerador, será necessário adicionar óleo de motor e gasolina da seguinte forma:
Adicionar óleo de motor:
Todo o óleo deve estar em conformidade com a classe de serviço mínima, SJ,SL ou superior da API. Não utilize aditivos especiais. Selecione o grau de viscosidade do óleo de acordo com a temperatura de funcionamento prevista. Qualquer tentativa de arrancar ou ligar o motor antes da devida manutenção o óleo recomendado pode resultar numa avaria no motor.
Coloque o gerador numa superfície plana (não deve exceder os 15 graus em nenhuma direção).
Limpe a área à volta do bocal de enchimento de óleo e retire a tampa de enchimento e a vareta.
Limpe a vareta.
Abasteça lentamente o motor com óleo através da abertura de enchimento de óleo até alcançar a marca superior na vareta. Pare de abastecer ocasionalmente para verificar o nível do óleo. Tenha cuidado para não encher demasiado.
Capacidade do óleo de motor: 1300: 0,45 L 2500&200: 0,6 L 5500: 1,1 L
Instale a tampa de enchimento de óleo e aperte bem.
Posteriormente, verifique o nível de óleo de motor antes de cada início.
Adicionar Gasolina:
Utilize gasolina SEM CHUMBO normal com o motor do gerador. Não utilize gasolina com mais de 10% de etanol adicionado. Não utilize gasolina E85. Não misture óleo com gasolina.
Limpe a área em torno do bocal de enchimento de combustível e retire a tampa
Adicione lentamente gasolina sem chumbo normal ao depósito de combustível. Tenha cuidado para não encher demasiado.
Instale a tampa do depósito de combustível e limpe qualquer gasolina derramada.
Arrancar o motor:
Desligue todas as cargas elétricas dos conectores da unidade antes de ligar o motor.
Certifique-se de que a unidade está numa posição nivelada.
Abra a válvula de combustível.
Coloque o interruptor lig/desl do motor na posição ON.
Desloque a alavanca do ESTRANGULADOR do motor para a posição OFF.
Para ligar o motor, agarre firmemente o punho de recuo e puxe lentamente até sentir um aumento da resistência. Puxe rapidamente para cima e para longe.
Para efetuar um arranque elétrico, para arrancar o motor, prima e mantenha premido o interruptor Desligar/Ligar/Iniciar na posição de arranque. O motor arranca e tenta iniciar. Quando o motor arrancar, solte o interruptor para a posição ON.
Quando o motor arrancar, desloque a alavanca do estrangulador para a posição estrangulação parcial até o motor funcionar sem problemas e, em seguida, totalmente para a posição ON. Se o motor falhar, mova o estrangulador novamente para a posição de estrangulação parcial.
Parar o motor:
Desligue todas as cargas e, em seguida, desligue as cargas elétricas dos conectores do painel do gerador. Nunca ligue nem desligue o motor com dispositivos elétricos ligados e ativados.
Deixe o motor funcionar sem carga durante 30 segundos para estabilizar as temperaturas internas do motor e do gerador.
Desligue o interruptor lig/desl para a posição OFF.
Feche a válvula de combustível.
Sistema de desativação com Nível de Óleo Baixo:
O motor está equipado com um sensor de nível de óleo baixo que desliga automaticamente o motor quando o nível de óleo é inferior a um determinado nível. Se o motor desligar e o depósito de combustível tiver gasolina suficiente, verifique o nível de óleo de motor.
Detenção do Nível do Óleo Baixo:
Se o sistema deletar um nível do óleo baixo durante o funcionamento, o motor desliga-se. O motor não funcionará até o óleo ser reabastecido até ao nível adequado.
Manutenção:
As necessidades de manutenção de cada peça do equipamento veriam dependendo de fatores como o ciclo de funcionamento, a temperatura, a qualidade dor ar, a qualidade do combustível e outros fatores. A manutenção deve ser mais frequente em áreas poeirentas e por um técnico qualificado.
A manutenção do gerador consiste em manter a unidade limpa e seca. Opere e armazene a unidade num ambiente limpo e seco onde não estará exposta a poeira excessiva, sujidade, humidade ou vapores corrosivos. As ranhuras do ar de arrefecimento no gerador não devem ficar obstruídas com neve, folhas ou quaisquer outras matérias estranhas.
Verifique frequentemente o estado de limpeza do gerador e limpe quando for visível a presença de poeira, sujidade, óleo, humidade ou outras substâncias estranhas na sua superfície exterior.
Limpar o Gerador
Utilize um pano húmido para limpar as superfícies exteriores.
Pode utilizar uma escova dura e macia para soltar a sujidade, o óleo , etc.
Pode utilizar um aspirador para recolher a sujidade e os resíduos soltos.
Pode utilizar ar de baixa pressão (não deve exceder 25 psi) para soprar a sujidade.
Mudar o Óleo:
Mude o óleo após 20 horas de trabalho e, posteriormente a cada 50 horas. Se operar esta unidade em ambientes poeirentos ou sujos, ou em condições de calor extremo, mude o óleo com mais frequência.
Cuidado: O óleo quente pode causar queimaduras. Deixe o motor arrefecer antes de reabastecer com óleo.
Utilize as seguintes instruções para mudar o óleo enquanto o motor ainda estiver quente:
Limpe a área à volta do tampão de drenagem do óleo.
Retire o tampão de drenagem do óleo do motor e o tampão de enchimento de óleo para drenar completamente o óleo para um recipiente adequado.
Quando o óleo tiver sido completamente drenado, instale o tampão de drenagem do óleo e aperte bem.
Encha o motor com óleo recomendado.
Limpe o óleo derramado.
Elimine o óleo usado num centro de recolha adequado.
Substituir a Vela de Ignição:
Substitua a vela uma vez por ano. Isto ajudará o motor a arrancar mais facilmente e a funcionar melhor.
Desligue o motor e retire o fio da vela de ignição.
Limpe a área em torno da vela de ignição e retire-a cabeça do cilindro.
Coloque a vela de ignição com uma folga de 0,76 mm (0,030 pol). Instale a vela de ignição com a folga correta na cabeça do cilindro e aperte com um binário de 15 pés/lbs.
Rede Retentora de Faíscas:
O Silenciador dos gases de escape do motor possui uma rede retentora de faíscas. Inspecione e limpe a rede pelo menos uma vez por ano. Se a unidade for usada regularmente, inspecione e limpe com mais frequência.
Limpe e Inspecione a rede da seguinte maneira:
Remova o grampo e a rede retentora de faíscas do silenciador.
Inspecione a rede e substitua-a se estiver rasgada, perfurada ou danificada. Não utilize uma rede danificada. Se a rede não estiver danificada, limpe-a com solvente comercial.
Substitua a rede retentora de faíscas e o grampo.
Manutenção do Filtro de Ar:
O motor não funcionará corretamente e poderá ficar danificado se utilizar um filtro de ar sujo. Limpe o filtro de ar a cada 25 horas. Limpe ou substitua com mais frequência se estiver a trabalhar em ambientes poeirentos.
Retire a cobertura do filtro de ar.
Lave o elemento com água com sabão. Aperte o filtro e deixe-o secar num pano limpo.
Limpe a cobertura do filtro antes de efetuar a reinstalação.
Geral:
O gerador deve ser iniciado pelo menos uma vez a cada 30 dias e deve funcionar durante pelo menos 30 minutos. Se tal não for possível e a unidade tiver de estar armazenada durante mais de 30 dias, utilize a seguinte informação como um guia para preparar o armazenamento da unidade.
Armazenamento a Longo Prazo:
Adicione um estabilizador e gasolina de qualidade ao combustível de acordo com as especificações do fabricante e opere a unidade durante 10 a 15 minutos.
Depois de o motor arrefecer, remova toda a gasolina do depósito de combustível. Utilize um sifão de vácuo não condutor disponível no mercado.
Arranque e opere o motor até este parar por falta de combustível
Depois de o motor arrefecer, drene o óleo do motor. Abasteça com o óleo recomendado.
Remova a vela de ignição com um pano. Puxe o motor de arranque de recuo algumas vezes para lubrificar os segmentos do pistão e o diâmetro do cilindro.
Instale e aperte a vela de ignição. Não ligue o fio da vela de ignição.
Limpe as superfícies exteriores do gerador.
Armazene a unidade num local sexo e limpo.
perigos gerais:
Nunca opere a máquina numa área fechada, num veículo ou num espaço interior, Mesmo Se as portas e janelas estiverem abertas.
Por motivos de segurança, o fabricante recomenda que a manutenção deste equipamento seja efetuada por um revendedor autorizado. Inspecione o gerador regularmente e contacte o revendedor autorizado mais próximo para obter as peças que necessitam de reparação ou substituição.
Opere o gerador apenas em superfícies planas e em locais onde não estará exposto a um excesso de humidade, sujidade, poeira ou vapores corrosivos.
Mantenhas as mãos, os pés, o vestuário, etc... afastados da correias da transmissão, ventoinhas e outras peças móveis. Nunca remova qualquer proteção ou dispositivo de segurança da ventoinha durante o funcionamento da unidade.
Determinadas peças do gerador ficam extremamente quentes durante o funcionamento. Mantenha-se afastado do gerador até este ter arrefecido para evitar queimaduras graves.
Não utilize o gerador à chuva.
Não altere a construção do gerador nem os controlos, pois tal pode criar uma condição de funcionamento insegura.
Nunca ligue nem desligue a unidade com cargas elétricas ligadas aos conectores E com os dispositivos ligados ativados. Ligue o motor e deixe-o estabilizar antes de ligar cargas elétricas. Desligue todas as cargas elétricas antes de desligar o gerador.
Nunca utilize o gerador ou qualquer uma das suas peças como um degrau. Pisar a unidade pode partir peças ou coloca-las sob tensão e pode resultar em condições de funcionamento perigosas devido a fuga de gases de escape, fuga de combustível, fuga de óleo, etc.